ouvintes
A superstição em torno da Sexta-feira 13 é um exemplo fascinante de como diferentes culturas e crenças podem se unir para criar um mito duradouro. O texto demonstra que essa fobia não tem uma única origem, mas sim uma fusão de narrativas que se reforçam mutuamente. A união de fatos e lendas, desde a traição de Judas na última ceia de Cristo até a morte na sexta-feira, passando pela mitologia nórdica e a "imperfeição" do número 13, mostra como a mente humana busca padrões e significados para explicar o inexplicável. No final, a data se torna um símbolo poderoso de azar, mesmo que suas bases sejam mais folclóricas do que factuais.
Não acredito mt nisso não, mas conheço mt gente q acredita
Uma coisa é certa: a sexta-feira é do crime xD
Sempre que vejo o dia 13 em uma sexta-feira, o único pensamento que me vem é em assistir um filme de terror. :d
Os supersticiosos ficam com medo quando o dia 13 cai em uma sexta-feira
Há uma tradição, principalmente na cultura ocidental, que associa o número 13 e também a sexta-feira ao azar. Por isso, o dia 13, quando cai na sexta-feira, é considerado um dia de infortúnio, e os mais supersticiosos evitam alguns hábitos. No entanto, a origem do medo que algumas pessoas têm da sexta-feira 13 é desconhecida.
Existem algumas versões que justificam a má fama da data, uma delas ligada ao cristianismo. Em sua última ceia, que aconteceu em uma quinta-feira, Jesus teria se reunido com seus 12 discípulos, totalizando 13 pessoas na refeição. Entre eles, estava Judas, o traidor. Jesus morreu no dia seguinte, uma sexta-feira.
A tradição cristã ainda une o fato de seu líder ter morrido em uma sexta-feira ao fato de o livro do Apocalipse apontar o número 13 como a marca da besta, do anticristo. A imperfeição do número 13 também está ligada às inúmeras referências ao número 12 na Bíblia (12 tribos de Israel e 12 discípulos), sendo assim, o número 13 destoaria do projeto de Deus.
Não saindo do pensamento cristão, há uma linha teórica que afirma que Adão e Eva comeram o fruto proibido em uma sexta-feira e que Caim teria matado Abel nesse mesmo dia da semana.
Mitologia
Outra possibilidade de explicação para o “terror” que envolve a sexta-feira 13 está relacionada com a mitologia. Segundo uma história de origem nórdica, o deus Odin teria realizado um banquete e convidou outras doze divindades. Loki, deus da discórdia e do fogo, que não teria sido convidado para reunião, ao ficar sabendo do banquete, armou uma confusão que terminou na morte de um dos convidados. Diz a superstição que um encontro com 13 pessoas sempre termina em tragédia.
Fonte: Clique aqui