Cancelar
Sim
ouvintes
Interessante!
Muito interessante descobrir como funcionam os organismos dos nossos bichinhos
Sempre percebi esses comportamentos, mas nunca tinha associado a lambedura dos gatos e o focinho úmido dos cães como suas formas de "suar" e se refrescar. A explicação é muito clara e nos ajuda a entender e cuidar ainda melhor dos nossos bichinhos nos dias de calor. Ótima matéria!
Sentem até demais, fica muito nítido quando eles estão incomodados
Já sabia um pouco sobre isso e é bastante interessante!
Como os gatos se refrescam?
Os animais domésticos possuem instintos e reações de origem duvidosa, encontre respostas agora mesmo para as perguntas que você sempre fez a si mesmo, como por exemplo, cães e gatos sentem calor? Se sim, como eles se refrescam?
A começar pelos gatos, se os bichanos têm aversão à água significa que não sentem calor? Negativo, eles também sentem quando a temperatura ambiente se eleva. Só que essa raça faz o possível para não se sentir encalorada: optam pelo descanso em ambientes mais frescos (varandas, locais arejados), rolam por superfícies mais gélidas (chão frio, à sombra). E o fato do bichinho não ser chegado à água não significa que sejam sujos. Os felinos costumam lamber o próprio corpo, e dessa forma garantem a higiene pessoal e se sentem mais arejados.
E quanto aos cães, já tocou no focinho do seu animal de estimação? É frio e úmido, como se fosse uma pedra de gelo.
Cachorros não conseguem transpirar como nós. A função de expelir suor está em equilibrar a temperatura corpórea e eliminar fluidos (toxinas) do organismo. Os cães utilizam de outra técnica para atingir os mesmos objetivos, eles ofegam constantemente, ou seja, respiram bem rápido e garantem uma maior evaporação dos fluídos pelo nariz. Aquelas gotinhas, que deixem o nariz do cão úmido e frio, nada mais são do que seu próprio suor, e assim eles promovem a perda de calor pelo corpo.
Fonte: Clique aqui